QUAL A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO DO CONCRETO

Existem diversos aspectos fundamentais para serem seguidos durante a fabricação de tubos de concreto, e o processo de cura ou hidratação é um deles.

Neste conteúdo, a Concretos Florense vai abordar a importância do processo de hidratação na fabricação do tubo, sendo que a hidratação do concreto é a reação entre cimento em contato com água. É ela que confere pega e endurecimento na mistura.

Para que serve a hidratação do concreto?

O processo de cura do concreto é uma ação feita com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada.

Ao evaporar rapidamente, a água presente nos poros do concreto deixa um caminho “vazio” nos locais por onde passa, e, como consequência, faz surgir fissuras no corpo do tubo por isso, fazendo uma cura adequada, o fabricante garante que essa perda de água seja lenta, evitando assim o aparecimento dessas fissuras.

Logo, quanto mais devagar a água “abandonar” a estrutura do tubo, menos chances de aparecer fissuras ou trincas. Mas como garantir que a água saia lentamente?

A água pode evaporar por meio da ação do sol, do vento e da baixa umidade do ar. Proteger os tubos da ação desses fatores é a chave para uma cura bem feita.

+ Aproveite e leia: O que é importante saber na hora de transportar aduelas de concreto

A cura dos tubos pode ser feita de diversas maneiras:

  •  Cura úmida
  •  Cura química
  •  Cura à vapor
Tipo de hidratação do concreto

Exemplo de algum dos tipos de hidratação do concreto. Fotos: ABTC

Na Concretos Florense, todo o cuidado nos processos de produção são cuidadosamente observados, sendo a hidratação feita logo após a produção das peças, e através de molhagem manual (úmida), sendo que o clima interfere diretamente no processo da hidratação.

Independentemente do método adotado o objetivo precisa ser o mesmo: evitar a evaporação rápida da água presente no concreto.

Gostou do conteúdo? Tinha conhecimento dos tipos de cura do concreto? Continue nos acompanhando e nos siga nas Redes Sociais:

Instagram

LinkedIn 

Facebook

Fonte: ABTC

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *