Quais os diâmetros disponíveis para os tubos de concreto com encaixe macho e fêmea

QUAIS OS DIÂMETROS DISPONÍVEIS PARA TUBOS DE CONCRETO

Você sabia que os encaixes dos tubos de concreto com encaixe macho e fêmea tem limitações de diâmetro na sua fabricação? A Concretos Florense aborda esse assunto, que foi amplamente discutido entre os representantes e os fabricantes de tubos de concreto

Segundo a ABTC – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto, desde a última revisão da ABNT NBR 8890 (Norma de tubos de concreto), os tubos com encaixe do tipo macho e fêmea passaram a ser permitidos apenas para diâmetros igual ou superior a 500 mm (DN 500).

Objetivo das limitações de diâmetros dos tubos de concreto

Este assunto foi amplamente discutido com toda a sociedade que participou da revisão desta Norma e foi constatado que a região do encaixe naturalmente tem uma redução da espessura da parede, comparado com o resto do tubo. O objetivo desta decisão foi evitar a ocorrência de quebras nessa região em tubos de menor diâmetro, que aconteciam durante o manuseio das peças ou durante a execução da obra.

tubo de concreto macho e fêmea

Tubo de concreto macho e fêmea da Concretos Florense

Aproveite e leia: Conheça os tipo de encaixe nos tubos de concreto 

Diâmetros permitidos e disponíveis 

De acordo com a revisão, para um tubo estar de acordo com a Norma 8890, caso ele tenha um DN igual ou menor que 500 mm (DN 200, 300 ou 400), ele só pode ser fabricado com sistema de encaixe do tipo PB (ponta e bolsa).

Os tubos de concreto

Os tubos são mais complexos do que muitas pessoas possam pensar, tendo características específicas, de acordo com o tipo de aplicação na obra, por isso, a importância de, no momento da cotação, se ter o conhecimento das finalidades de utilização e aplicação dos materiais. A Concretos Florense presta um atendimento especializado, de acordo com a necessidade dos clientes e estando alinhada com todas as exigências do mercado.

 

Gostou do conteúdo? Tinha conhecimento dessas limitações? Continue nos acompanhando e nos siga nas Redes Sociais:

Instagram

LinkedIn 

Facebook

 

Fonte: ABTC

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *